quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Até Ano Que Vem Querido Inverno Carioca

Montes de adoradores da Primavera e eu cá com saudades do mini-inverno carioca. Sim. A única estação do ano no Rio onde sou perfeitamente feliz é o inverno. Exatamente porque no inverno dá pra você passar umas cinco horas sem tomar banho sem ficar mequetrefe, mal cheiroso e mal humorado, pegajoso.

O inverno carioca é tudo de bom. Para os que odeiam invernos, proponho um inverno no Rio. Pago um café da manhã e aposto que quem vier ao Rio no período do inverno será feliz e saberá disto.

Aquele ar fresquinho, que chega lá no fundo do pulmão, aqueles azuis com nuvens fofas e fotogênicas é simplesmente uma alegria olfativa, visual e tátil. Não tem depressão que resista a estas cores do inverno daqui. Que certamente não é como o de Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, São Paulo. Nosso inverno tem sotaque de Caetano Veloso antes de Paula Lavigne, com um pouquinho de Maria Bethania passeando com seus longos cabelos grisalhos e toda de branco na Cobal do Leblon somados a Adriana Calcanhoto sorridente longe das câmeras dando pinta ali na Gloria.

Pra você que lê quinhentos mil arrastões por verão e jamais entendeu porque seus amigos continuam no Rio sugiro uma voltinha nestes meses de inverno. A gente fica aqui porque nosso inverno pequenino é assim. Reclamaremos do verão, dos arrastões, da alta do dólar, da polícia preconceituosa, da falta de sentido da existência enquanto silenciosos sobre nossos reais benefícios aspiramos contentes o frio ar da manhã cedinho no inverno solar.

Até breve querido inverno solar carioca. Cá fico, cá te espero. Love You.

Nenhum comentário: