segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Álbum de Família, o filme

Dá para rir em Álbum de Família? Resposta: riso nervoso. Álbum de Família é aquele filme feito para o ator ganhar o Oscar de Melhor Atriz mas para se pedir a Deus que varra de vez as famílias do planeta. Infelizmente, nunca foi exagero a frase de Nelson Rodrigues sobre as famílias: toda família tem um momento em que começa a apodrecer. Toda família tem uma tia feito a Mattie Fae (Margo Martindale) doce com o mundo mas cruel com o próprio filho, uma chata feito a Karen (Juliette Lewis) que não consegue atinar com o fato de ouvir um pouco aos outros não faz mal a ninguém e muitos tios tarados como o Steve (Dermot Mulroney). Mas, principalmente, muitas mães cuja metáfora mais carinhosa seria “ela é como uma hárpia.


É inevitável, a cada vez que o personagem Violet (Meryl Streep), a matriarca, toma mais uma das suas zilhões de pílulas, desejamos que a megera morra de vez em lugar de encher o saco. Não dá para ter condescendência com uma viciada em barbitúricos que é tão cruel e tacanha com o vício e idiossincrasias dos outros. Além do quê, Violet é preconceituosa, não consegue fazer nada- por estar sempre doidona, caindo pelas tabelas- depende dos outros para um tudo e entretanto, como pessoa egoísta e mal agradecida, não percebe nada de si mesma, só dos outros. Eu conheço gente assim. Acredito que você também.


A tradução do título do filme é infeliz, pois remete à peça de Nelson Rodrigues que é infinitamente melhor que este filme, adaptado de uma peça de teatro cujo nome é August: Osage County.


O que há de realmente fabuloso no filme são as fotografias que esquentam o verão desta casa infernal onde a trama acontece. A outra coisa realmente boa de fato é o elenco. Entretanto, enquanto drama, quem tiver lido Album de Família do Nelson vai querer enviar uma tradução para o Inglês de nosso autor ao Tracy Letts. Tracy Letts é bom, mas ele não explora as razões para que cada personagem seja como é e tudo fica casual demais, desgarrado demais e para que exista pungência nos diálogos ele recorre ao exagero. O que faz o filme cair para o drama mexicano.

Não por acaso, o melhor momento do filme é quando um personagem coadjuvante, Little Charles, toca ao piano uma música que compos para sua amada Ivy. Um refresco na falação sem fim que dá nos nervos do espectador.

Nenhum comentário: