quinta-feira, 4 de setembro de 2014

o melhor da arte é chamado de poesia, mas os pobres poetas perdem seus dentes

Quando alguém quer elogiar muito à uma foto diz que o fotógrafo é um "poeta". O mesmo se for uma linda pintura, uma incrível coreografia etc. Todas as artes se apropriam do termo poesia quando querem dizer que algo é muito bom. Curiosamente, os poetas propriamente costumam ter nos seus saraus só outros poetas. Editoras recusam livros de poesia porque não vendem. Sarau cheio é sarau que rolam aqueles poetas estilo Maite Proença e Fulano de Tal ilustre que as pessoas vão porque querem estar entre gente famosa.


Os poetas de verdade costumam ser meio exóticos, muitos são duros de marré de si se só forem poetas.


Esta coisa de sarau cheio ou evento artístico cheio no mundo das artes é mais pelo desejo das pessoas de estarem entre os famosos e o pipocar dos flashes. A real é que sem subsídios do governo, a maioria das peças, filmes, exposições não estariam em cartaz porque não tem público que banque a existência de nada disto. Há filmes, peças, exposições etc fabulosos com quase zero de público. Entretanto....Todo mundo quer ser artista!


Na verdade, pouquíssimos querem de fato ser artistas porque o que a maioria deseja é ser artista famoso. Querem o glamour de aparecer no jornal. Mas artista só fica famoso ou quando realmente é ótimo ou quando é parente de alguém importante. Conclusão: o mundo é pitoresco.

Nenhum comentário: