quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Sobre As Belas Paisagens e eu

Não gosto de olhar paisagens por muito tempo. O azul é lindo, as pedras são lindas, as montanhas são lindas, o mar é lindo, as praias são lindas: mas além de serem lindas, não acontece nada.

Sim, viajo milhões de quilômetros em busca destas paisagens ideais, maravilhosas, dignas de poesias. Mas depois de olhá-las por uns cinco minutos, já presto atenção em outras coisas. Sou uma herege por natureza.

Se ao menos as pedras abanassem o rabo, se as montanhas sorrissem para nós, se os céus chorassem de verdade, se o mar dançasse, se as praias falassem talvez conseguisse ficar por mais de dez minutos olhando.

Penso que talvez as pedras abanem o rabo, as montanhas sorriam, os céus chorem, o mar dance e as praias falem- se justamente os olharmos por séculos. Talvez algumas horas bastem, mas para isso teria eu mesma de ser pedra, céu, mar ou praia. Na pior das hipóteses, uma árvore. Ficar parada por horas só olhando: é coisa de árvore.

Um iogue é quase uma árvore. Eu sou gente. Logo, me distraio.

4 comentários:

Adalgisa disse...

As pedra não abanam o rabo, elas rolam de felicidade por você estar por perto e olhar para elas.
As árvores, sim abanam seus galhos fazendo "olas" bem organizadas ao sabor do vento.
Cinco minutos são suficientes, mas, aprecie a natureza.
Parabéns pelo texto.

Luís Eduardo Jason Santos disse...

Também sou assim, mas como bom nerd que sou -- e filósofo antes disso, quero mais que imagens e dados adentrando meus sensores óticos e espirituais; quero o ser e o não ser, o lembrado e o imaginado, traduzido dos enfadonhos fótons na minha retina pela consciência divina (a minha, eu espero). Assim eu olho e vejo,passado e futuro, histórias e estórias -- para sempre -- das cinzas do que foi uma reles experiência sensorial -- na hora em que acontece.

bives disse...

Adoro o que vc escreve ... tenho uns desenhos pra te mostrar, vamos e falar .

beijo

João Burle

RICHARD NETO disse...

lindo lindo....adoro ler o que escreves....
indiquei a uma amiga e ela ficou um pouco tímida com algumas, porem eu a preveni rs
mas disse que te ler foi muito bom
salve salve salve!!!!